Resenha; Diário Absolutamente Verdadeiro de Um Índio de Meio Expediente


Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente

Gostou do livro Diários de um Banana? Se sim, provavelmente também gostará desse livro do Sherman Alexie. Os dois têm estilos semelhantes de escrita, além das ilustrações com seus toques de humor, que auxiliam na enfatização.  Diário Absolutamente Verdadeiro de Um Índio de Meio Expediente (Título bem grande, não?) é totalmente desenvolvido em forma de diário.

QUOTE
Quando eu tinha de 8, 9 e 10 anos, dormia no armário do meu  quarto com a porta fechada. Só parei de fazer isso porque minha irmã mais velha, Mary, disse que eu queria mesmo era voltar para a barrigada da minha mãe. (Pag. 42)



A diferença chave entre os dois livros citados anteriormente é que, o livro em questão, tem um personagem principal no ensino médio e não no fundamental — além dele ser um índio. Mas não um índio que pinta o rosto e usa peças de penas para se vestir, um índio moderno.

Para termos uma noção do quanto essa obra foi bem escrita, ela é vencedora do National Book Ward. No entanto, a obra tem suas falhas; podemos encontrar contradições entre fatos contados no final, mas, devo dizer, nada monstruoso.


QUOTE
Minha escola e minha tribo são tão pobres que temos que estudar nos mesmos livros em que nossos pais. Essa é absolutamente a coisa mais deplorável do mundo.  (Pag. 48)


Em si, da primeira a última página, o que você encontrará é a vida de um garoto pobre, que resolveu passar pelos mais altos obstáculos com o objetivo de ter uma vida melhor. 

Sem mais palavras para esse ótimo infanto-juvenil! Temos que agradecer a Sherman Alexie  por o ter escrito.

Indicado para quem quer uma leitura leve, agradável.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu adoro livros narrados em 1ª pessoa.

    Ficou muito a resenha! bjooooos
    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br



    ResponderExcluir

Comentários ofensivos são deletados. Caso você não possua um site/blog e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco. Ou, se preferir, comente como Anônimo.