A Cartomante, um conto de Machado de Assis.


fortuneteller
Um pequeno resumo com Spoiler do conto A Cartomante:
Com uma narração em terceira pessoa, conhecemos a história de Vilela, Camilo, e Rita; o primeiro é amigo de infância do segundo, e casado com a terceira. São três personagens adultos (sendo que Rita é a mais velha, com 30 anos), que vivem o início e o fim de um triângulo amoroso.

Quando a mãe de Camilo morre, este é amparado pelo casal amigo; Vilela, advogado, cuida da parte burocrática; Rita, linda mulher, cuida do coração, aproximando-se de Camilo em demasiado, e quando este se dá conta, já está totalmente acorrentado.

Vilela de nada desconfiava, entretanto, um dia Camilo recebe uma carta anônima com advertências "ameaçadoras" sobre a traição. Ele fica com medo, e acaba por se afastar de Rita e de seu velho amigo.

Rita, sem compreender, pois não sabe da carta, resolve visitar uma cartomante para descobrir os motivos de seu amante. Este, que se nega a acreditar em tais crendices, acha fútil a atitude dela. E com razão, neste conto, a cartomante não passa de uma vigarista.

No fim, quando Camilo é contatado de que Vilela quer uma "conversa" com ele, o desespero toma conta do jovem rapaz, que desconfiado e sem opção, quebra seus conceitos ao se consultar com a cartomante, a qual lhe assegura que nada de mal aconteceria. Porém, chegando a casa de Vilela, Camilo vê Rita morta, ensanguentada, e em seguida recebe tiros a queima roupa do mesmo que a matou; o homem que sofrera a dupla traição.  


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi Rodrigo, tudo bom?
    Amo Machado, acho a história de vida dele muito linda e digna. por isso busco sempre ler alguma coisa dele.
    Já li alguns trechos de A Cartomante e agora que você falou vou procurar novamente!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE! E também tem o Arraiá Literário, que está cheio de prêmios!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Olá. Eu adoro Machado. Eu li esse conto no começo do ano junto com alguns outros para a escola. Eu achei super engraçado o final, mostrando que a cartomante era na verdade uma falsa ahaha.

    Abraços.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos são deletados. Caso você não possua um site/blog e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco. Ou, se preferir, comente como Anônimo.