Entrevista com Shirlei Di Tonini, autora de Nuvem Negra.

Shirlei Di Tonini, escritora do livro Nuvem Negra, disponibilizou uma entrevista exclusiva para o blog Isso é Interessante. Ela nos revela coisas surpreendentes pra tornar qualquer um fã. Você já imaginou escrever três livros a mão (sendo que dois tem cerca de 300 páginas)? Pois é, foi assim que Shirlei de Tonini escreveu a série Nuvem Negra. Leia a entrevista abaixo e saiba mais sobre essa escritora fabulosa e carismática.


Você é uma pessoa séria, brincalhona, individualista, bipolar, amiga, amorosa??? Fale um pouco de você.

Shirlei Di Tonini: Sou uma pessoa muito introspectiva e reservada. Adoro ficar sozinha, apesar de gostar muito da companhia das pessoas que amo, como meu afilhado Kalleby, meu esposo Ivan, meus filhos Miguel e Stéfanie e minhas melhores amigas.

Quanto tempo Nuvem Negra demorou a ser concluído? Quero dizer, desde o momento em que a ideia lhe veio à cabeça até a última palavra a ser escrita. Qual a maior dificuldade nesse processo?

Shirlei Di Tonini: Escrevi o primeiro livro da série em um mês e os dois seguintes em mais dois meses aproximadamente( Pétalas de Sangue e Raptor de Almas). Escrevi num caderno a lápis, numa loucura explosiva de histórias e personagens, que não me deixavam dormir direito. Escrevia quase todos os dias e por várias horas seguidas. Agora desde a ideia até a conclusão levei mais ou menos dois anos. E a minha maior dificuldade foi digitalizar um livro todo de 300 páginas escrito a lápis. Estou enfrentando a mesma dificuldade nesse momento com Pétalas de Sangue,que possui mais ou menos o mesmo número de páginas.


Que mensagem para o público, deixou “plantada” em Nuvem Negra?

Shirlei Di Tonini: A principal mensagem que eu quis passar com o livro foi a de que todos podem e devem conhecer Deus intimamente e tem o direito de recorrer a Ele em todos os momentos da sua vida. E quis deixar bem claro que o vazio dentro das nossas almas só pode ser preenchido completamente por Deus. Outros assuntos são abordados no livro como por exemplo assassinatos, desejos de suicídio, depressão e mesmo a morte. Porém dentro desses assuntos a solução deixada pelo livro é sempre a busca incessante de "Anne" por Deus.


Quando se fala em “livros ótimos” quais lhe vêm à cabeça?

Shirlei Di Tonini: Anjos e Demônios. Livro completo que te prende do começo ao fim. O desfecho é surpreendente e sem falar que o autor escreve maravilhosamente bem. E também o assunto é um dos meus preferidos para um livro e me inspirou muito na série Nuvem Negra.


Quando você gosta de um livro, gosta do escritor também ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Shirlei Di Tonini: Tem que ter tudo haver. Tenho que gostar do estilo de escrever do autor e dos assuntos que ele escreve juntamente. Um exemplo é Paulo Coelho, adoro seu estilo de escrever, mesclado com momentos de recordações dos personagens e a vida atual dos mesmos me encanta. E sem falar que o autor é incrivelmente inteligente e misterioso.


O que acha de e-books? Aceitaria substituir totalmente os livros impressos por eles?

Shirlei Di Tonini: Os e-books são muito úteis para a atual geração, fascinada por tecnologia. Mas  não gostaria de substituir os impressos por eles. Adoro as páginas dos livros, o cheiro deles, os marcadores de texto, tê-los em uma estante e escolher pra reler, gosto das capas e contracapas, enfim gosto de manuseá-los. 


Qual personagem, do seu livro ou não, poderia ser comparado com você?

Shirlei Di Tonini: Anne me lembra muito a mim mesma. Fascinada pelo sobrenatural e muito corajosa nesse sentido. Ela também é fiel defensora de Deus e convicta de seu amor, assim que ela se encontra de verdade com Ele. Anne tem muito de mim, só que bem melhorada.


Vamos fazer uma brincadeira que eu nunca tinha visto, mas que veio a minha mente do nada (risos). Eu vou colocar uma lista de 4 (quatro) frutas abaixo, e você compara com um livro dizendo por que. Okay?
Limão: O menino do Pijama Listrado. A sensação de dor e morte sentido pelos personagens me lembra o azedume da fruta.
Morango: Nuvem Negra. Suco de morango é o preferido de Anne. 
Melancia: Crepúsculo. Por causa da cor, o vermelho intenso da fruta me lembra sangue.
Uva: Anjos e Demônios. Por que a fruta me recorda a minha adorada Itália.


Fale sobre livros que planeja escrever.

Shirlei Di Tonini: Bom, da série Nuvem Negra, estou trabalhando no segundo Livro Pétalas de Sangue. Nesse livro Anne, Franco e seus amigos viajam de navio pra Islândia num navio repleto de satanistas que estão a bordo pra um suposto congresso de Bruxos, mas sofrem um naufrágio. Anne na volta pra casa é acometida por um feitiço em forma de tatuagem na mão. Através disso muitos mistérios são revelados sobre sua infância e futuro. Também ao mesmo tempo escrevo o segundo livro da trilogia As Bruxas de Braddock ( A Lenda do Sangue Oculto - Vingança de Melissa Klein). A trilogia gira em torno de uma família de bruxas que vive em uma antiga mansão de 1800. E também estou trabalhando no livro O Mensageiro do Norte. Esse livro conta a história de uma maldição deixada numa rosa negra, num jardim de uma família, em que só restaram três senhoras idosas, que vivem numa cidade do interior do Estados Unidos.


Deixe uma mensagem para os leitores do Isso é Interessante.

Shirlei Di Tonini: Leiam! Ler é surpreendente, fascinante, inspirador e muito sossegador. Além de acrescentar muito conhecimento e transformar o mundo ao nosso redor, transforma  principalmente o mundo dentro de nós.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Adorei a postagem Rodrigo. Obrigada pelos elogios. Espero que vocês gostem dos meus livros, eles foram escritos para deixarem as pessoas de bem com Deus... E principalmente de bem consigo mesmas! Bjs
    http://shtonini.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A entrevista ficou ótima, não conhecia a Shirlei Di Tonini, mas agora acho que me tornei fã rsrsrsrs...
    Realmente é surpreendente ter escrito o livro a mão, pra só então digitalizar.
    Adorei o blog, voltarei mais vezes!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista. Tem vezes que escrevo no caderno, mas só quando estou longe de casa ou vou para algum canto escrever vendo as pessoas passarem, no mais, adoro escrever direto no micro... rs

    ResponderExcluir
  4. Oi queri,
    Não conhecia a autora ainda mas achei super interessante principalmente o fato de ela escrever tudo a mão..eu tambem costumava escrever a mão mas com o pc agora não largo mais acho que nem sei mais escrever huahua...também concordo com a autora sobre ebooks ainda prefiro o livro físico. Parabéns pela entrevista e Muito sucesso a autora e sua obra.
    Raquel Mahcado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos são deletados. Caso você não possua um site/blog e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco. Ou, se preferir, comente como Anônimo.